quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O batismo e a relação da pessoa com Deus


Textos-chaves

"Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado
em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom 
do Espírito Santo." - Atos dos Apóstolos 2:38, Nova Versão Internacional.

"Portanto quisera que vos lembrásseis do que vos falei sobre aquele profeta
que o Senhor me mostrou, o qual batizará o Cordeiro de Deus que 
tirará os pecados do mundo. E agora, se o Cordeiro de Deus, sendo santo, 
terá necessidade de ser batizado com água para cumprir toda justiça, quanto mais
necessidade teremos nós, sendo impuros, de sermos batizados, sim, com água!
E agora vos, meus amados irmãos, como foi que o Cordeiro de Deus cumpriu 
toda justiça, sendo batizado com água? Não sabeis que que ele era santo?
Mas embora sendo santo, mostra aos filhos dos homens que, segundo a carne, 
se humilha  ante o Pai e testifica-lhe que lhe será obediente na observância dos
seus mandamentos." - 2 Néfi 31:4-7


Muitas pessoas se perguntam como e qual a finalidade do batismo por imersão. Hoje, como no passado, existem certos princípios e ordenanças do Santo Evangelho, que nós enquanto seguidores de Jesus, temos que cumprir.  Bem, o batismo é uma dos primeiros princípios do Sagrado Evangelho. O próprio Jesus nos ensinou: "Quem crer e for batizado será salvo." (Marcos 16:16, Nova Versão Internacional). Mas além de colocar o batismo como um princípio de seu Evangelho, Nosso Senhor Jesus Cristo, deu o exemplo, deixando-se ser batizado por João Batista. Entendemos por princípio, um ensino ou crença verdadeira, e ordenança como um ofício. Ter fé em Jesus e se arrepender sinceramente de nosso erros, são os dois primeiros princípios do Evangelho. O batismo por imersão é o primeiro ofício do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ele ordenou aos seus Apóstolos: "Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer tudo o que eu lhes ordenei." (Mateus 28:19,20. Nova Versão Internacional).

Quais os requisitos para o batismo?

O primeiro requisito para o batismo é obter conhecimento correto sobre Deus, Jesus, a Igreja e o propósito de Deus para a humanidade. Jesus, em uma oração, disse: "Esta é a vida eterna: que te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." (João 17:3. Nova Versão Internacional). Mas porque obter conhecimento antes do batismo? Para que possamos cumprir o primeiro princípio do Evangelho: ter fé em Jesus Cristo (Ver REGRAS DE FÉ, nº V.). Conforme ensinou Paulo, se não temos fé não podemos agradar a Deus (Hebreus 11:6). Se não temos essa fé, e não agradamos a Deus, é impossível que façamos parte da Santa e Restaurada Igreja de Cristo. 

O segundo requisito para o batismo é o arrependimento sincero de nosso erros, que é também um princípio do Evangelho do Senhor. O Apóstolo Pedro nos ensinou: "Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor(...)" (Atos dos Apóstolos 3:19,20. Nova Versão Internacional). O arrependimento consiste em deplorar com sinceridade os erros que tenhamos cometido. Além desse arrependimento, para sermos batizados, precisamos nos converter, ou seja, nos voltarmos para Deus (Atos dos Apóstolos 3:19). Além de deplorarmos nosso erros do passado, nós devemos rejeitá-los e estarmos com a firme decisão de fazer o que é correto daí em diante. 

Após obter o conhecimento correto, ter fé em Jesus Cristo, se arrepender e se converter, estou pronto para o batismo? Sim, mas ainda falta um último passo, para que você esteja plenamente pronto para o batismo e para fazer parte da Igreja de Cristo. Antes do batismo a pessoa deve se dedicar a Deus. A dedicação à Deus é uma oração sincera, onde você promete a Deus dar a Ele sua total devoção e seguir os seus santos mandamentos, em comunhão com a Igreja Restaurada, para sempre. Mas porque fazer isso? Quando você conhece a Deus e a Sagrada Igreja de Cristo, e passa a amá-los, você se sente motivado a servi-lo sem reservas. Aqueles que desejem ser discípulos de Jesus e serem parte de sua Igreja, deve negar a si mesmo (Marcos 8:34). Nós negamos a nós mesmos, quando entendemos que os mandamentos de Deus "não são pesados" (1 João 5:3).

Quando você tem conhecimento correto sobre Deus, Jesus Cristo, sobre a Igreja de Cristo e os propósitos de Deus para a humanidade e desenvolve fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, se arrepende sinceramente de seus erros e se converte, e por  fim se dedica a Deus você está pronto para ser batizado nas águas e se tornar um membro da IGREJA RESTAURADA DE JESUS CRISTO. Mas ainda pode restar uma pergunta na sua mente: "Por que eu devo ser batizado?".

Por que eu devo ser batizado?

Essa pergunta com toda certeza deve estar passando na sua mente.  O batismo não é um simples mergulho. É símbolo de algo muito importante. Ser mergulhado na 
 água simboliza que a pessoa morre com relação ao seu modo de vida anterior. Ser erguido simboliza o seu renascimento para uma vida espiritual, dedicada ao serviço de Deus e Seus filhos. Deve-se ter em mente também que a pessoa faz uma dedicação ao próprio Deus, não a um trabalho, a uma causa, a outros humanos ou a uma organização. Sua dedicação e batismo é o início de uma forte amizade com Deus — uma relação bem achegada com ele. — Salmos 25:14.

O batismo possui quatro propósitos: 1) é para a remissão dos pecados; 2) admite-se a pessoa arrependida como membro da Igreja e do Reino de Deus na Terra; 3) é o portão de entrada para o reino celestial dos céus, ou seja, é o começo de uma caminhada de uma pessoa pelo caminho estreito e apertado que leva à vida eterna; e 4) é o meio pelo qual as portas da santificação pessoal são abertas.

O próprio Jesus Cristo deixou o exemplo para todos seguir, quando Ele foi batizado. Ele não precisava ser batizado porque Ele era perfeito, mais ainda assim Ele se batizou para deixar-nos o exemplo. Todos que desejam ter uma vida eterna (morar com Deus) precisam seguir esse exemplo e assim começar a andar pelos caminhos de retidão.

Assim o batismo é a melhor opção que temos, para entrarmos no portão estreito que conduz a vida eterna!!


Gostaria de ter mais informações sobre A IGREJA RESTAURADA DE JESUS CRISTO e aprender mais sobre os propósitos de Deus? Escreva para igrejarestauradadejesuscristo@gmail.com que nós teremos muita satisfação em lhe orientar e ajudar a crescer no conhecimento do Sagrado Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário