quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Porque cremos em O Livro de Mórmon?


“E se acreditardes em Cristo, acreditareis nestas palavras, porque são as palavras de Cristo, (…) e elas ensinam a todos os homens que devem fazer o bem” - 2 Néfi 33:10

Muitos nos perguntam porque cremos no Livro de Mórmon, e não somente na Bíblia. Uma curta e sucinta respostas são as palavras de 2 Néfi 33:10: acreditamos no Livro de Mórmon pois ele contém as Palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo!

O Livro de Mórmon, assim como a Bíblia Sagrada, é a Palavra de Deus com forma e conteúdo semelhantes à Bíblia. Os dois livros contêm a orientação de Deus conforme revelada aos profetas bem como histórias religiosas de diferentes civilizações. Enquanto a Bíblia é escrita para e sobre as pessoas da terra de Israel e terras vizinhas e abrange da criação do mundo até pouco depois da morte de Jesus Cristo, o Livro de Mórmon contém a história e as ações de Deus com o povo que viveu nas Américas aproximadamente entre 600 a.C. e 400 d.C. Os profetas do Livro de Mórmon compilaram  a comunicação de Deus com Seu povo, que foi escrita por um profeta chamado Mórmon, em placas de ouro.

Antes desses cristãos sinceros perecerem, seus registros foram escondidos para sua segurança. Joseph Smith teve acesso a esses registros em 1827 e através do dom e poder de Deus foi capaz de traduzir os escritos antigos para o que temos hoje. O Livro de Mórmon, junto com a Bíblia, testifica que Nosso Senhor Jesus Cristo é nosso Redentor e que, vivendo de acordo com Seu evangelho, podemos encontrar paz nesta vida e felicidade eterna na vida vindoura.

O Livro de Mórmon testifica Jesus Cristo

A primeira Regra de Fé da IGREJA RESTAURADA DE JESUS CRISTO é: "Cremos (...) em Jesus Cristo, nosso Redentor...". Cremos, por extensão, que a fé viva  em Jesus é o primeiro e essencial passo para se compreender o sagrado Evangelho e receber a felicidade eterna. Mas de onde vem nossa fé no Redentor? Nós desenvolvemos essa fé, quando lemos as Escrituras e oramos com fé, para provarmos a veracidade do que lemos.

Na página de rosto de O Livro de Mórmon, lemos que o propósito dele é convencer a todas as pessoas “que JESUS é o CRISTO, o DEUS ETERNO, que se manifesta a todas as nações”. Ele foi escrito para nos auxiliar a desenvolvermos uma fé viva e firme em Jesus e na sua missão terrestre. O Livro de Mórmon confirma o que aprendemos na Bíblia, que Jesus Cristo é o Filho de Deus que veio à Terra nos auxiliar a vencer nossos erros e falhas. Os povos retratados no Livro de Mórmon (nefitas e lamanitas), registraram seu testemunho de Jesus Cristo. Vários dos profetas que escreveram os registros que constituem O Livro de Mórmon contemplaram Nosso Senhor Jesus Cristo pessoalmente, da mesma forma como aconteceu com o Apóstolo Paulo (Atos 9:3-6). O clímax de O Livro de Mórmon é quando Jesus se manifesta a todos os nefitas, após sua ressurreição. Ele os abençoou, ensinou seu Sagrado Evangelho e disse: 

“Levantai-vos e aproximai-vos de mim, para que possais meter as mãos no meu lado e também apalpar as marcas dos cravos em minhas mãos e em meus pés, a fim de que saibais que eu sou o Deus de Israel e o Deus de toda a Terra e fui morto pelos pecados do mundo” - 3 Néfi 11:14


Nosso Senhor Jesus Cristo manifesta-se na América após sua Ressurreição e 
estabelece sua santa Igreja aqui.


A Bíblia e O Livro de Mórmon são testemunhas de Jesus Cristo e se sustentam

O Livro de Mórmon não substitui a Bíblia. Ambos os livros contém o Santo Evangelho, conforme foi revelado a civilizações distintas e o estudo dos dois livros nos ajuda a esclarecermos algumas noções de difícil assimilação. O Livro de Mórmon nos ensina a lermos a Bíblia e afirma a veracidade de sua mensagem (Mórmon 7:8-10). Na Bíblia, Jesus disse aos Apóstolos fiéis: "Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. " (João 10:16, NVI). Jesus visitou essas “outras ovelhas” nas Américas depois de Sua ressurreição e ensinou aos nefitas a mesma mensagem que ensinou aos israelitas. O Livro de Mórmon deixa claro que a mensagem de Jesus Cristo e Sua Redenção não beneficiam apenas um grupo de pessoas de uma época e lugar específicos. Elas são para todos, em todo lugar, do início da Terra ao final. Ter o Livro de Mórmon como outro testamento de Jesus Cristo nos mostra  que Ele Se importa com cada um de nós.

O Livro de Mórmon tem as respostas as perguntas mais importantes da vida e nos aproxima de nosso Criador

Deus existe? Se existe se importa comigo? Por que estou aqui? Qual o propósito da vida? Como obter sentido na minha vida? Essas respostas que muitas vezes nos afligem tem suas respostas no Livro de Mórmon.  No Livro de Mórmon, aprendemos sobre o evangelho e conhecemos o plano de felicidade de Deus. Conhecer tais coisas situa nossas indagações na perspectiva eterna. Da escritura que diz que essa vida é “um tempo de preparação para o encontro com Deus”, por exemplo, aprendemos que continuaremos a existir depois de morrer e que, se guardarmos os mandamentos, podemos voltar a presença do Criador (Alma 12:24). Também aprendemos que o arrependimento, o perdão e o pacto de servir ao próximo são essenciais para nossa salvação eterna. Qualquer uma dessas perguntas mais importantes de nossas vidas pode ser respondida aplicando-se o Sagrado Evangelho de  Nosso Senhor Jesus Cristo como está escrito no Livro de Mórmon.

Muitas pessoas pensam que Deus é um ser distante e inacessível. Mas no Livro de Mórmon, aprendemos que “Deus se lembra de todos os povos” (Alma 26:37) e que, como o profeta Leí no Livro de Mórmon, podemos estar “eternamente envolvido[s] pelos braços de seu amor” (2 Néfi 1:15). Não conseguiremos falar com Deus face a face, mas através das Escrituras o ouvimos e nos aproximamos Dele. Nos aproximamos de Deus edificando a fé Nele e edificamos a fé Nele quando aprendemos sobre Seu plano e seguimos Seus mandamentos. O Livro de Mórmon nos mostra o plano de Deus e nos mostra como aqueles que vivem de acordo com Seus conselhos são abençoados nesta vida e na eternidade. Quando lemos em espírito de oração, o Espírito Santo pode nos ensinar, profundamente em nosso coração, que as palavras no Livro de Mórmon são a mensagem de nosso Pai Celestial para nós, enviadas para nos orientar pela vida.

Como saber se O Livro de Mórmon é verdadeiro e possui o Santo Evangelho?


Através do estudo e da oração sinceras podemos ter a confirmação
de que O Livro de Mórmon é verdadeiro!


Nós podemos saber se O Livro de Mórmon tem o Evangelho de Jesus e consequentemente, é verdadeiro, através de um estudo sincero dele e oração humilde e sincera. A crença genuína na autenticidade do Livro de Mórmon vem quando Deus, através de Seu Espírito, nos confirma a verdade do que lemos. Sentimos essa confirmação quando estudamos o Livro de Mórmon com diligência e fé, conforme a promessa na escritura a seguir: “E quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras; e se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo, ele vos manifestará a verdade delas pelo poder do Espírito Santo” (Morôni 10:4).

Lemos o Livro de Mórmon; oramos e pedimos ao Pai Celestial que nos diga se o que lemos é a verdade e Ele nos responde através de sentimentos de paz e da confirmação dada pelo Espírito Santo. Em primeiro lugar, temos que estudar o Livro de Mórmon atenciosamente, ajustando nossa vida aos seus princípios justos e fazendo o possível para compreender as lições que nosso Pai nos céus quer que aprendamos. Em segundo lugar, temos que orar “com um coração sincero e com real intenção, tendo fé em Cristo”. Temos que esperar e acreditar que Deus nos responderá e talvez tenhamos que orar mais de uma vez. Por fim, precisamos ter o desejo de aceitar a resposta quando ela vier, e ela virá. Crer que o Livro de Mórmon realmente contém o Santo Evangelho, expressa que estamos ansioso por viver os padrões de fé e obediência que Deus descreve no livro. Deus nos deu a promessa que nos abençoará fartamente se vivermos o Santo Evangelho de Jesus Cristo.

A apostasia de Joseph Smith e os erros na atual edição de O Livro de Mórmon

Joseph Smith, foi sem dúvida um profeta do Senhor, para trazer a luz O Livro de Mórmon. Todavia não perseverou na Santa Doutrina e deixou-se levar pelas coisas desse mundo, e inseriu na igreja por ele fundada, várias doutrinas humanas, contrárias ao Santo Evangelho e que através dos demais líderes dela, fecharam as portas da Reino para muitas pessoas.

A atual tradução de O Livro de Mórmon, conforme nos revelou Nosso Senhor Jesus Cristo, está cheia de erros inseridos com o profeta ainda viva e que aumentaram depois de sua morte. A IGREJA RESTAURADA DE JESUS CRISTO, por não possuir gráfica própria, ainda faz uso da tradução de O Livro de Mórmon publicada pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Todavia, para distinguirmos esses erros de tradução, temos que ter o Santo Espírito a nos guiar para nos mostrar tais erros e conseguirmos ter acesso a doutrina pura de Jesus! 

Deus nos prometeu: "A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até à plena claridade do dia." (Provérbios 4:18, NVI.). Não desanimemos! Nossa obra é do Senhor e Ele nos guia! E a cada dia poderemos ver as suas bênçãos em nossas vidas por seguirmos o Santo Evangelho de Jesus Cristo conforme está na Bíblia e no Livro de Mórmon!


Gostaria de ter mais informações sobre a IGREJA RESTAURADA DE JESUS CRISTO  e aprender mais sobre os propósitos de Deus? Escreva para igrejarestauradadejesuscristo@gmail.com  Teremos muita satisfação em lhe orientar e ajudara  crescer no conhecimento do Sagrado Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo!

**Imagens da internet**

Nenhum comentário:

Postar um comentário